Blocos BIM: mais eficiência e integração para os projetos arquitetônicos

Palazzo disponibiliza diferentes modelos de revestimentos cimentícios no formato BIM, modernizando e facilitando a especificação dos produtos.


A Palazzo Revestimentos apresenta mais uma novidade para a especificação dos produtos: agora, alguns revestimentos cimentícios contam com o formato BIM para a modelagem 3D. Esse formato contribui com o trabalho dos especificadores, possibilitando maior eficiência no projeto como um todo. 

Duas imagens lado a lado da visualização dos blocos bim dos revestimentos da Palazzo

Exemplo da utilização dos blocos BIM dos revestimentos Chronos Mosaico e Novo Apolo, uma maneira de otimizar a especificação

A utilização do sistema BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção, em português) tem se tornado cada vez mais necessária dentro das áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção. Essa metodologia permite a organização, integração e assertividade de todas as informações que compõem um projeto, desde a modelagem 3D até quantitativos, orçamentos e cronograma. 

Ao utilizar esse sistema, os profissionais conseguem criar a maquete virtual da construção, conectando os envolvidos no projeto e integrando as informações necessárias como dos sistemas estruturais, mecânicos, elétricos, hidráulicos e acabamentos gerais. 

Atualmente, os modelos de revestimentos cimentícios com blocos BIM disponíveis são: Andina, Arabesco, Ártemis, Ártemis Mosaico, Chronos, Chronos Mosaico, Concrewood, Deck, Deméter, Novo Apolo, Rusty, Rusty Mosaico. Você pode encontrá-los no site da Palazzo na página de cada produto, e também no catálogo da plataforma Gabster, onde é possível utilizar os blocos diretamente no SketchUp. Veja como!

Como instalar o plugin da Gabster no SKP

A instalação e cadastro do plugin Gabster são gratuitos e bem práticos. Primeiro, você deve baixar o Plugin clicando neste link. 

Depois, abra o SketchUp e instale o plugin Gabster como uma nova extensão no gerenciador. Se tiver dúvidas, veja  aqui mais detalhes. 

O próximo passo é ativar o plugin: com ele aberto no SketchUp, clique em “cadastre-se” para validar o e-mail. Você receberá um e-mail com todas as orientações. Basta concluir o cadastro para começar a utilizar o plugin. 

Então, é só abrir o SketchUp novamente, fazer o login e começar a utilizar os itens disponíveis na biblioteca Gabster. Conforme na imagem abaixo:

Para selecionar os nossos produtos durante a criação do projeto, basta selecionar “Revestimentos” e depois clicar em “Palazzo”. Veja o exemplo:

Como conferir as informações sobre o produto

O uso do catálogo virtual e metodologia BIM traz uma série de vantagens para o projeto. Uma delas é a possibilidade de conferir todas as informações do produto em poucos cliques. 

Com o bloco selecionado, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Componentes dinâmicos” e depois “Opções de componente”, conforme abaixo:

Na tela, abrirá uma janela com diversas informações sobre o produto escolhido como: vantagens, produção, formatos, dimensão das peças, especificações de uso, peso e valor. Assim, é possível conhecer todos os detalhes que compõem a peça cimentícia e suas particularidades. 

Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós! 

 

Veja também

Palazzo apresenta novidades em revestimentos para pisos e paredes

Os novos modelos exploram formas orgânicas, texturas e cores naturais aliadas à resistência dos cimentícios

Acabamento texturizado: tons apaixonantes.

6 tons terrosos compõem uma paleta que entrega cor e textura, abrindo portas para revestimentos que agregam design e sofisticação

Texturas em alta: conheça três tendências na arquitetura

Revestimentos cimentícios com superfícies texturizadas, como as rústicas, as de madeira e as de pedras, se destacam em ambientes contemporâneos e versáteis.