10 dicas para manter seu revestimento cimentício sempre bonito

Confira cuidados essenciais para garantir a durabilidade das peças e a beleza do seu ambiente.


Projetar, escolher e instalar o revestimento cimentício que dá vida nova e autêntica para o seu ambiente é apenas o primeiro passo para manter o local bonito e único. Depois de ver o projeto ganhar forma é momento de fazer a manutenção ideal para garantir que as peças permaneçam bonitas e com o alto padrão característicos do revestimento cimentício.

Neste conteúdo, listamos 10 dicas essenciais para manter seu revestimento cimentício sempre bonito. Confira!

Manutenção é simples, porém essencial para a durabilidade das peças e manter o padrão estético. Tetris – Por: Camila Favarin | Foto: Claus Weihermann

10 dicas para manter os revestimentos cimentícios sempre bonitos

1 – Cuidados simples: na limpeza do dia a dia, utilize apenas um espanador para retirar o pó das peças, caso elas apresentem volumetria.

2 – Produtos utilizados: aqui a dica é bem simples, limpe sempre com água. Além dela, você pode utilizar detergente neutro ou alcalino, se necessário. Importante: ao utilizar o detergente alcalino, dilua-o em água de acordo com as orientações do fabricante.

3 – Como limpar: espalhe a solução de detergente no revestimento de maneira uniforme. Sempre utilize um detergente neutro na limpeza periódica. Deixe ele agir por dez minutos e, após esfregar, enxague bem as peças para retirar o produto e evitar manchas.

4 – Cuidado com as lavadoras de alta pressão: quando for utilizá-las, deixe o bico do jato em leque aberto.

5 – Jamais use produtos químicos: não utilize produtos com base ácida nas peças, como cloro, aguá sanitária, detergente multiação, limpa pedra, produtos à base de álcool, ou qualquer outro.

6 – Impermeabilize as peças: todo revestimento cimentício é poroso e deve ser protegido com impermeabilizante adequado para cada produto/ambiente. Essa impermeabilização deve ser refeita sempre que forem constatados sinais de desgaste ou a cada 24 meses.

7 – Iluminação: o projeto de iluminação contribui para evidenciar a beleza das peças cimentícias. Por isso, garanta que as luminárias e lâmpadas estejam sempre limpas e com a manutenção em dia.

8 – Limpeza imediata: caso aconteça de derrubar algum produto ou substância, como bebidas que possam manchar, limpe imediatamente. Assim, você evita que o líquido penetre e manche as peças.

9 – Pisos merecem atenção: os mesmos cuidados com os revestimentos de parede, você deve ter com o cimentício aplicado no piso. Mantenha-o limpo e faça a reaplicação do impermeabilizante a cada 24 meses ou quando perceber sinais de ineficiência, como por exemplo a dificuldade de limpeza da superfície e/ou aparecimento de fungos.

10 – Manutenção em dia: Antes de qualquer manutenção nas peças, lembre-se de fazer a limpeza. A conservação dos revestimentos cimentícios, que também pode ser feita através de pintura,  irá garantir mais durabilidade e beleza ao produto.

Apolo – Por Line Arquitetura | Foto: Claus Weihermann

Não é difícil manter o seu revestimento cimentício com o alto padrão e estilo, não é mesmo?

Mantenha-o limpo e bem cuidado e garanta um ambiente sofisticado sempre. Caso precise de mais informações baixar o nosso manual de limpeza e manutenção aqui.

Kassel – Por Penha Moraes Arquitetura | Foto: Nenad Fotografia

 

Veja também

Impermeabilização de Revestimentos Cimentícios: Escolha o Acabamento Ideal para Seu Ambiente

A impermeabilização de revestimentos cimentícios é um passo essencial para assegurar a durabilidade e a estética de qualquer projeto. Escolher o produto certo para essa tarefa vai além da proteção: é uma questão de harmonizar funcionalidade com o acabamento visual desejado. Neste artigo, exploraremos opções que oferecem desde uma proteção invisível até um brilho destacado, ajudando você a definir o acabamento ideal que combina resistência e beleza para o seu ambiente.

Revestimento Salar se destaca em ambiente da Mostra Morar Bem

No espaço projetado pela arquiteta Vitoria Cavichioli, o revestimento Salar foi utilizado nas paredes da área gourmet, harmonizando com inúmeros detalhes aconchegantes do ambiente pensado para “aninhar-se”.

Poltrona Arcos da Lapa em concreto de alta performance

A Quorum Home Design, renomada por criar móveis de alta qualidade com design único e funcional, anunciou recentemente
sua mais nova colaboração com a Palazzo Revestimentos e o talentoso designer Ramon Zancanaro.