O que é revestimento cimentício?

Revestimentos cimentícios são placas produzidas da mistura de cimento com matérias-primas diversas que possibilitam texturas, formas, funções e cores diferenciadas.


A tecnologia e o desenvolvimento dos materiais para construção permitiram a utilização de matérias-primas diversas em ambientes de alto padrão e foi exatamente o que aconteceu com o revestimento cimentício.

Em um primeiro momento, é inevitável associar o “cimento” a algo mais bruto, como calçadas e muros sem acabamentos. No entanto, a aplicação de tecnologia tornou o cimento um insumo dinâmico e que se encaixa em diversas possibilidades. O revestimento cimentício é prova disso.

Quais os tipos de revestimento cimentício?

O revestimento cimentício pode ser utilizado de diversas maneiras e em vários ambientes. A qualidade do material fabricado e a flexibilidade dada a ele por meio de designs inovadores e únicos permitem que ele se adapte a todos os ambientes internos e externos.

As possibilidades de aplicação também são inúmeras: além de poder paginar as peças de diferentes maneiras, existem tipos diferentes de revestimentos cimentícios. São eles:

  • Cobogós cimentícios, usados como divisores internos de ambientes ou paredes de fechamento.
  • Revestimento de conforto térmico, especificados para áreas externas ou áreas de piscinas, em formato de bordas, grelhas, pisos e rodapés.
  • Revestimentos com aspecto amadeirado, que pode ser usado tanto no pisos quanto na parede, atrelando a resistência do concreto à elegância e ao charme dos veios da madeira.
  • Revestimentos com aspecto de concreto aparente, muito usado no estilo industrial para trazer aos ambientes todas as características naturais do concreto feito em obra .
  • Revestimentos 3D, tanto em pequeno formato quanto em grande formato, usados para trazer volumetria e explorar o design da parede através de luz e sombra.
  • Revestimento tijolinho, que reproduz as características do tijolo aparente, com a resistência do cimentício. Em alta por ser muito dinâmico, se encaixa muito bem em ambientes com os mais variados estilos.
  • Jardim vertical, revestimentos em formato de vasos que são instalados nas paredes, possibilitando o cultivo de plantas.
  • Terrazzos, que são placas cimentícias lixadas que exploram granilhas de diferentes cores e tamanhos em sua composição. Podem ser utilizados tanto no pisos quanto na parede.
  • Concreto Translúcido. Essa é uma exclusividade da Palazzo. Trata-se de uma peça de concreto translúcido para parede, composta pela robustez do concreto lixado, agregado das propriedades translúcidas de seus polímeros internos.

Para saber qual a melhor opção para a sua obra, é importante avaliar todas as características das peças e definir qual trará o resultado almejado para o ambiente.

Quais as vantagens do revestimento cimentício?

Produzido com materiais naturais, sustentáveis e com a utilização de pesquisas e tecnologia de ponta, os revestimentos cimentícios têm inúmeros benefícios. Alta durabilidade e resistência são as marcas registradas dessas peças, que aliam beleza e funcionalidade. Além disso, as placas cimentícias apresentam aspectos de volumetria com acabamento suave, algo que não pode ser alcançado por outros materiais como o porcelanato ou o gesso. As peças cimentícias reproduzem a originalidade e naturalidade do cimento.

Na Palazzo, o processo de produção se preocupa com a qualidade e estética e, por isso, há equilíbrio entre os insumos utilizados para a fabricação, garantindo um acabamento diferenciado. As peças são feitas através de um processo semi-artesanal, o que gera exclusividade em peças que exploram texturas e características de destonalidades do concreto aparente.

Onde posso aplicar o revestimento cimentício?

Conheça melhor sobre os ambientes onde este tipo de revestimento pode ser instalado.

Piscinas: o revestimento cimentício pode ser permeável e, com isso, permite a utilização em ambientes molhados, como áreas de piscina. Além de levar sofisticação e estilo ao ambiente, o revestimento tem alta durabilidade e evita acidentes ao não permitir a formação de poças de água nas bordas da piscina, confere conforto térmico para o piso e traz segurança.

Apolo – Por: Michelle Rossel | Foto: Ronaldo Ribeiro

Paredes externas: sofisticação, design diferenciado, estilo e padrão elevado à construção. O revestimento cimentício em fachadas e paredes externas é tendência pela exclusividade que proporciona à construção, mas há outras vantagens. De fácil aplicação, a parede externa exigirá pouca manutenção enquanto proporciona versatilidade e contemporaneidade ao ambiente.

Revestimento Haru na Fachada

Haru – Por: Denise Fumagalli | Foto: Marcelo Stachin

Salas e ambientes internos: a versatilidade do revestimento cimentício dá a ele um leque de opções de utilização e os ambientes internos podem se tornar muito mais requintados e únicos. A inovação produzida por ele e o acabamento de qualidade dos revestimentos Palazzo fornecem pluralidade para sua utilização. Paredes de salas, salas de jantar, de televisão, de estar podem se tornar ambientes aconchegantes, modernos, sofisticados, imponentes ou, até mesmo, artesanais e rústicos dada a variedade de formas, cores e aplicações do revestimento cimentício.

Ártemis Mosaico – Por: Higor Zanelato | Foto: Rafael Lima

Jardim Vertical – Por: 8B Arquitetura | Foto: Claus Weihermann

Pisos: e por falar em variedade, os revestimentos cimentícios para piso podem oferecer possibilidades infinitas. Além das cores variadas, a textura do revestimento cimentício pode ser antiderrapante, polida e lisa, dando a ele ainda mais versatilidade. Com moldes diferenciados, a Palazzo produz uma estética diferenciada, de qualidade e alto padrão e, com isso, oferece possibilidades variadas para áreas internas e externas.

Deméter Rústico – Por: Giorgio Bayer | Foto: Rodrigo Fontanini

Tecnologia na aplicação do cimentício

A utilização de tecnologias é essencial para obter melhores resultados na fabricação de revestimentos cimentícios. Essas novidades possibilitam entregar peças com mais qualidade, durabilidade e resistência, que agregam sofisticação aos projetos.

As peças da Palazzo contam com duas tecnologias inovadoras quando o assunto é concreto: Covertec e Mais Leve. Desenvolvidas com exclusividade, elas conferem novo conceito em acabamento, textura e peso. As matérias-primas para fabricação dos cimentícios são selecionadas com cuidado e atenção, elevando ainda mais a qualidade do produto, tornando-o mais resistente e com acabamento e textura únicos, tornando o material fabricado ainda mais nobre.

Brick Clássico Branco – Por: João Victor Nunes Roslindo

Geralmente, o revestimento cimentício costuma ser mais pesado, porém há desenvolvimentos que priorizam peças menos espessas. Um bom exemplo disso é a linha Lore que conta com peças que se destacam pela leveza, espessura mais fina, facilidade de instalação e maior competitividade no mercado, mantendo o design moderno e as grandes proporções.

Tube – Por: Studio Duo Arquitetura | Foto: Fábio Severo

Por falar em resistência, o revestimento cimentício é mais resistente que opções como o gesso e o concreto normal. Aliando a técnicas inovadoras no processo de fabricação é possível tornar as peças muito mais resistentes para aplicações específicas, como é o caso dos cobogós.

Aresta – Por: Giovanni Borges | Foto: Sputnik 360

Outro ponto onde a tecnologia contribui é para o acabamento das peças. Muitas vezes, as pessoas ficam em dúvida em optar por um revestimento cimentício pois ele é mais poroso por natureza. Soluções tecnológicas permitem que as peças sejam muito mais lisas e menos porosas.

Covertec | Tecnologia exclusiva Palazzo Revestimentos

Além disso, o revestimento cimentício é um material que permite inovações. Recentemente, a Palazzo lançou o concreto translúcido: uma peça composta pela robustez do concreto, agregado das propriedades translúcidas de seus polímeros internos. Isso permite o aproveitamento da iluminação natural e um design diferenciado para as peças.

Lúmina – Concreto Translúcido | Tecnologia exclusiva Palazzo Revestimentos

Aqui no site você pode conferir todas as possibilidades e o universo vasto que os revestimentos cimentícios Palazzo podem oferecer, deixando seu ambiente seguro, sofisticado e dando a ele a autenticidade que você merece.

Acesse as galerias e inspire-se!

 

Veja também

Abrimos nossas portas para mostrar nosso vínculo com a natureza

Para comemorar a semana do meio ambiente, de 01 a 05 de junho, abrimos nossas portas para mostrar detalhes do processo de fabricação dos revestimentos da Palazzo, um processo que se destaca pela sustentabilidade.

É possível pintar o revestimento cimentício?

Coloração das peças é uma forma de agregar características únicas à paginação

10 dicas para manter seu revestimento cimentício sempre bonito

Confira cuidados essenciais para garantir a durabilidade das peças e a beleza do seu ambiente.