Revestimento Haru na Fachada

Como escolher um revestimento cimentício para fachada?

O revestimento impacta no visual e valorização do imóvel, deve ter design que conversa com a proposta e durabilidade para resistir às mudanças climáticas.


A escolha do revestimento da fachada está muito relacionada ao estilo que se quer imprimir na obra. E para isso, opções não faltam. Embora se parta daí, há outros pontos que devem ser considerados para garantir a correta utilização deste elemento tão nobre.

As fachadas servem como cartão de visitas do imóvel. Afinal, é com atenção ao estilo, design, imponência e autenticidade de todos os ambientes que você demonstra preocupação com a valorização do seu imóvel, seja ele residencial ou comercial.

Neste conteúdo vamos falar sobre como escolher um revestimento para a fachada do projeto, quais as vantagens e cuidados que você deve ter para compor o projeto com sofisticação.

Como escolher o revestimento ideal para a fachada?

Há um leque enorme de opções de revestimentos para fachadas e paredes externas. Texturas, formas e designs diferenciados podem tornar o seu ambiente único. Vale a pena dedicar um tempo para escolher o tipo ideal para essa aplicação.

Fique atento à qualidade das peças, forma correta de instalação e impermeabilização para assegurar um bom resultado.

Para escolher, uma das maneiras que você pode adotar, é pensar na volumetria das peças relacionadas à distância:

  • Opções de grande formato cuja volumetria pode ser percebida à distância, caso o queira um resultado imponente que pode ser notado de longe;
  • Opções de pequeno formato ou com elementos rústicos que podem ser observados de perto, despertando a curiosidade nos detalhes.
  • Opções com formato mais alongado, proporcionando a sensação de amplitude, tanto na largura quanto na altura, dependendo da paginação.

É importante considerar também o projeto de maneira ampla para que as características se mantenham coerentes entre estilo, traços e materiais utilizados na fachada e nos demais ambientes. A combinação de paginações e texturas harmonizadas trazem muita elegância ao ambiente externo, que é tão importante quanto o interno.

Por que utilizar revestimento cimentício na fachada?

O revestimento cimentício oferece inúmeras vantagens em sua utilização na fachada, desde a resistência dos materiais (que são feitos à base de cimento de alto desempenho) até a possibilidade de opções estéticas envolvendo texturas, cores e volumetrias e a facilidade de instalação.

A opção pelo cimentício na fachada é uma maneira de ousar na especificação utilizando materiais que proporcionem durabilidade, uma vez que esse tipo de revestimento é resistente à exposição diária e mudanças climáticas, como sol o dia todo ou chuva. É importante ressaltar que a qualidade das peças para esse fim é determinada pela tecnologia aplicada a materiais selecionados, o que demanda atenção na seleção de fornecedores desse tipo de produto.

O revestimento cimentício vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura pela variedade e versatilidade na produção dos estilos. As formas e texturas das peças são variadas: podem ter o formato 3D com figuras geométricas, por exemplo, simular o concreto aparente feito em obra, ou o acabamento de madeira de demolição.

Uma maneira de explorar o potencial dos revestimentos cimentícios nas fachadas é a possibilidade de pintura das peças. O acabamento da superfície permite que elas sejam coloridas de acordo com a proposta do projeto, tornando aquela paginação única e versátil.

Conheça alguns tipos de revestimentos cimentícios para fachada:

Revestimento de concreto ripado

Concrewood | O revestimento imita características da madeira e forma composição moderna e agradável. Projeto por Breno Santiago – Foto: Gustavo Awad

Revestimento 3D

Canes | Revestimentos com formas 3D, como as ranhuras e sobressaltos irregulares do Canes, valorizam a fachada. Projeto por Athos Peruzzolo – Foto: DeeHouse

 

Tetris | Formas dinâmicas deixam a paginação descontraída e os detalhes que podem ser vistos de perto. Projeto por Giovana Zukoski – Foto: Claus Weihermann

Revestimento em placas de concreto aparente

Novo Urbano | Concreto aparente dá o tom industrial do projeto e composição da fachada valoriza essa tendência. Projeto por In Casa Arquitetura + Design – Foto: Israel Gollino

Revestimento com textura rústica

Revestimentos cimentícios de textura rústica agregam estilo aos mais distintos espaços. Projeto por A5 arquitetura – Foto: Igor Correa

 

Ártemis Mosaico: A paginação aleatória e texturas rústicas marcam essa fachada. Projeto por Renato Smania (@renatosmaniaarquitetura) – Foto: Imago

Revestimento com textura pintada

Ártemis Mosaico | Uma das formas de valorizar as peças e dar personalidade ao projeto é colorir as peças do cimentício. Projeto por Nina Moraes – Foto: Cristina Bonato

Veja também

A tecnologia por trás da produção do cimentício

Especialista na utilização da matéria-prima, Palazzo aplica a combinação de alta tecnologia, investimento em pesquisas e um toque artesanal nas linhas de produtos desenvolvidas pela empresa.

Sete coisas que talvez você não saiba sobre a Palazzo

No aniversário de 14 anos, compartilhamos com vocês algumas curiosidades sobre a nossa trajetória.

6 revestimentos cimentícios para valorizar o pé direito alto

6 revestimentos cimentícios para valorizar o pé direito alto

Confira a nossa seleção de 6 revestimentos cimentícios de alto padrão para compor seus ambientes e valorizar o pé direito alto.