Posso cortar o revestimento cimentício?

Muitas vezes, é necessário realizar cortes nos revestimentos cimentícios para adequar as peças ao projeto. Confira alguns detalhes importantes para o corte.


Os revestimentos cimentícios podem sim ser cortados. Apesar de parecer difícil, realizar cortes nas peças é algo prático de ser feito. Mas é preciso atenção ao desenho e à paginação da proposta. É a partir dessa especificação que as placas serão ajustadas, revelando toda a beleza e sofisticação do revestimento cimentício e sem gerar desperdícios.

Neste conteúdo você vai aprender como realizar o corte das peças e quais cuidados deve ter para garantir o melhor acabamento em seu projeto.

Atenção: por uma questão de estrutura do produto, essas dicas não se aplicam a cobogós, peças de Jardim Vertical e Concreto Translúcido.

Como cortar o revestimento cimentício? Acompanhe as dicas:

Você deve cortar o revestimento de acordo com a paginação proposta, assim terá o melhor aproveitamento das peças seguindo o desenho e usabilidade no projeto. Portanto, o primeiro passo é simular a paginação para saber exatamente quais peças receberão corte.

O processo de corte é feito por uma pessoa ou empresa especializada na instalação de revestimento cimentício, pois ela possui maquinário e expertise para realizar a instalação e cortes necessários. Também é possível cortar com maquinário que utiliza água, evitando a incidência de pó.

Para obter um bom acabamento no corte do revestimento cimentício, a utilização do disco diamantado específico para concreto garante os melhores resultados, principalmente quando o disco for novo.

Dica importante: não forçar a serra, deixar que o disco trabalhe de maneira leve, evitando que a peça crie rebarbas na linha do corte.

Após o corte, lavar a peça com água corrente limpa e aguardar a secagem por pelo menos 1 hora em local ventilado.

Aproveite para conhecer mais sobre revestimentos cimentícios, como e onde aplicar neste post.

Confira abaixo ambientes onde o corte das peças foi realizado de maneira eficaz, contribuindo para um acabamento impecável:

Haru – Por: Trenna Arquitetura | Foto: Justino Neto

Infinite – Por: Vanessa Larré | Foto: Rodrigo Fontanini

Revestimento Haru na Fachada

Haru – Por: Denise Fumagalli | Foto: Marcelo Stachin

Veja também

Como instalar o revestimento cimentício?

A colocação das peças cimentícias pede atenção a alguns detalhes. Confira o passo a passo para instalar e garantir o melhor acabamento.

Como escolher o revestimento ideal para piscina?

Revestimento cimentício é uma opção que confere vários benefícios para a área da piscina, podendo ser utilizado no piso e nas paredes externas. Confira!

Abrimos nossas portas para mostrar nosso vínculo com a natureza

Para comemorar a semana do meio ambiente, de 01 a 05 de junho, abrimos nossas portas para mostrar detalhes do processo de fabricação dos revestimentos da Palazzo, um processo que se destaca pela sustentabilidade.