Revestimento 3D na sala

Revestimento 3D: o que é e como utilizar?

Revestimentos 3D são placas que protegem as paredes de sujeira e umidade, garantem conforto acústico e térmico e podem ser usadas em áreas internas e externas.


Os revestimentos em 3D são placas para serem montadas nas paredes para dar um acabamento elegante e sofisticado ao ambiente, dando sensação de volume e profundidade e estimulando o toque. Os modelos são variados com pluralidade de texturas, tamanhos e materiais, como o revestimento cimentício.

Além de proteger as paredes da sujeira e da umidade, o revestimento em 3D garante conforto acústico e térmico ao ambiente, isso porque o formato irregular que dá a percepção de espaço também proporciona o direcionamento variado das ondas sonoras, evitando o eco.

Uma das principais preocupações na hora de projetar um ambiente é com a decoração que se encaixe no tamanho, modelo e, claro, que faça parte da personalidade de cada um. Existem inúmeras maneiras para deixar um cômodo “do seu jeitinho”, mas uma das formas mais modernas, sofisticadas e dinâmicas para deixar um ambiente único são os revestimentos em 3D e há vários motivos para isso.

Além da autonomia dispensando, inclusive, a utilização e composição com móveis que podem ocupar espaço e divergir entre si, as peças podem transformar cômodos simples em locais com volume, movimento, autenticidade e estilo. O visual diferenciado transforma um ambiente com pouco espaço, dá amplitude e preserva o local, deixando o cômodo e a decoração arrojada e assertiva com desenhos e formas geométricas que criam outra percepção de espaço.

Como utilizar revestimentos 3D?

Há uma infinidade de opções quando se fala em revestimentos em 3D e eles podem transformar qualquer ambiente. Quando aliados a iluminação direcionada, os revestimentos podem criar um efeito de luz e sombra que além de dar estilo e autenticidade, dá a percepção de volume e modernidade ao ambiente.

Mas cuidado: não sobrecarregue o ambiente com móveis em excesso ou muitos detalhes na decoração, isso pode tirar a atenção que o revestimento merece e ao invés de deixar o ambiente aconchegante e único, pode torná-lo exagerado.

A dica é equilibrar a luz com a suavidade dos desenhos do revestimento. Quanto menor o espaço e a quantidade de luz, mais suaves devem ser os desenhos.

Se as placas 3D são capazes de alterar a percepção a respeito do espaço e transformar o visual do ambiente, é fundamental ter cuidado com a composição do cômodo, para não transformá-lo em algo exagerado e sem conexão entre paredes e decoração. O objetivo é dar identidade, autenticidade e estilo e, para isso, revestimento e decoração precisam se complementar. Dica: aproveite os revestimentos de pequeno formato para paredes mais compactas e revestimentos alongados para corredores ou pé direito duplo, isso irá valorizar a composição e trazer um destaque para o espaço.

 

Onde utilizar revestimentos 3D?

Em áreas externas

As áreas externas proporcionam mais liberdade e, por já se tratar de um espaço aberto, ampliam o leque para designs mais ousados. No entanto, é fundamental ficar atento à qualidade do revestimento, devido à exposição a intempéries, como sol e chuva.

Revestimento 3D Haru na Fachada

Haru – Por: Denise Fumagalli | Foto: Marcelo Stachin

Em banheiros

Falando em umidade, é possível sim utilizar revestimento 3D nos banheiros. Para esses ambientes, a dica é apostar em placas e desenhos que estejam de acordo com o tamanho do espaço.

Revestimento 3D Agave no banheiro

Agave – Por: BS Office & Cláudia Campos | Foto: Thiago Travesso

Exemplo: banheiros maiores pedem um revestimento 3D maior. Já os menores podem ter peças com volumetria sutil e moderada. Evite aplicar na parte do box devido a alta umidade e a possibilidade de contato com produtos de higiene de formulação ácida, pois eles podem reagir com o cimentício e ocasionar manchas nas peças.

Em painéis para TV e salas de estar

Revestimento 3D Piramides

Piramides – Por: Mariane Vanzei | Foto: Henrique Ribeiro

Uma das tendências atuais é a utilização de revestimento em 3D como painéis para TV, o resultado surpreende.

Para salas, utilize as placas em paredes inteiras, além de dar destaque, evite o corte e o contorno de quinas para preservá-las e não danificar as peças.

Revestimento 3D na sala

Haru – Por: Estúdio R Arquitetura | Foto: Artur Pretto Junqueira

Em cozinhas

Na cozinha, os revestimentos cimentícios também são uma boa opção pela resistência à umidade aliada a facilidade de aplicação, dando um destaque especial para este ambiente. A dica aqui é não utilizá-lo em áreas de muito contato com a gordura, pois mesmo com a proteção do selador, o cimentício continua sendo uma peça porosa.

Revestimento 3D para cozinha

Marine – Por: Natalia Paludo Arquitetura | Foto: Ronald Pimentel

Dicas para aproveitar ao máximo seu revestimento 3D:

Que os revestimentos em 3D são capazes de mudar o ambiente ficou evidente, não é mesmo? Fique atento a alguns detalhes importantes para garantir o melhor resultado.

  • Simule o ambiente na maquete eletrônica, assim você terá a imagem de como ficará a paginação e todos os detalhes da composição. No site da Palazzo, na página de cada produto, estão disponíveis os bloquinhos em 2D e 3D para fazer a simulação.
  • Antes de instalar o revestimento, monte a paginação das peças no chão para garantir a correta aplicação.
  • Garanta que a parede, onde será instalado o revestimento, irá suportar o peso das peças. No caso de paredes de drywall, é preciso verificar com o fabricante sobre as condições das placas suportarem o peso dos cimentícios.
  • Invista em um bom projeto de iluminação para dar ainda mais destaque à parede protagonista do ambiente.
  • Siga à risca o que pede o manual técnico do revestimento, que contempla informações importantes sobre o recebimento, a instalação e a manutenção das peças.

Os revestimentos 3D podem mudar o seu ambiente, então, esteja atento à qualidade, versatilidade e autenticidade que as placas podem oferecer e transforme o seu espaço!

 

Veja também

Abrimos nossas portas para mostrar nosso vínculo com a natureza

Para comemorar a semana do meio ambiente, de 01 a 05 de junho, abrimos nossas portas para mostrar detalhes do processo de fabricação dos revestimentos da Palazzo, um processo que se destaca pela sustentabilidade.

A tecnologia por trás da produção do cimentício

Especialista na utilização da matéria-prima, Palazzo aplica a combinação de alta tecnologia, investimento em pesquisas e um toque artesanal nas linhas de produtos desenvolvidas pela empresa.

Sete coisas que talvez você não saiba sobre a Palazzo

No aniversário de 14 anos, compartilhamos com vocês algumas curiosidades sobre a nossa trajetória.