Revestimentos cimentícios para a parede da escada

Veja como usar as formas, volumetrias e texturas dos revestimentos cimentícios para compor a área da escada com muita sofisticação e elegância.


Além de ligar diferentes pavimentos dos imóveis, as escadas têm potencial para serem grandes protagonistas nos ambientes. Afinal de contas, já que é indispensável, porque não torná-la uma aliada na decoração e composição de todo o projeto?

Os revestimentos cimentícios são uma ótima escolha para evidenciar a beleza das escadarias e transformar esta área. Com grande variedade de peças que apresentam desenhos, texturas e volumes diferentes, os cimentícios contribuem para dar um ar moderno, incorporando personalidade e autenticidade ao espaço. As peças podem compor a parede completamente ou então criar um detalhe na composição, conversando com os demais elementos escolhidos e variando conforme o estilo do projeto.

A pluralidade das opções de revestimentos cimentícios agrada tanto quem pretende compor uma área com formas marcantes e presentes, quanto quem prefere um design minimalista com desenhos sutis.

Confira alguns revestimentos cimentícios para compor a parede das escadas:

Revestimento Piramides

Com formas dinâmicas e textura lisa, o revestimento 3D Piramides é um clássico inspirado no design geométrico que ganhou destaque no projeto de Pinheiro Martinhez Arquitetura (@pinheiromartinez).

Revestimento em 3D em uma escada branca com corrimão de vidro

Revestimento Piramides por Pinheiro Martinez Arquitetura | Foto: Marcelo Negro Monte

Revestimento Agave

O revestimento 3D Agave possui uma volumetria sutil inspirada no formato expansivo da planta mexicana. No projeto da UMA Arquitetura (@uma_arquitetura), a área da escada foi potencializada com as peças que exploraram o pé-direito alto.

Revestimento Agave por UMA Arquitetura | Foto: UMA Arquitetura.

Revestimento Agave por UMA Arquitetura | Foto: UMA Arquitetura.

Revestimento Ártemis Mosaico

Com textura rústica e peças que se encaixam de forma aleatória, o revestimento Ártemis Mosaico traz detalhes sutis e belos ao projeto de Karine Liebl (@karineliebl.arquitetura).

Revestimento Ártemis Mosaico por Karine Liebl Arquitetura | Foto: Gabriela Neves Fotografia

Revestimento Infinite

Destaque suave: com peças que apresentam ondulações trabalhadas em negativo, o Infinite confere uma atmosfera sofisticada ao projeto da arquiteta Adriana Piva (@adrianapivaarq).

Revestimento Infinite por Adriana Piva | Foto: Henrique Kotaka

As formas sutis dão o tom de continuidade e tranquilidade para a parede da escada no projeto da arquiteta Vanessa Larré (@vanessalarrearq).

Revestimento Infinite por Vanessa Larré – Foto: Rodrigo Fontanini

Revestimento Haru

Este revestimento cimentício revela uma grande variedade de quadrados e losangos que se destacam por sua volumetria. Nos projetos que selecionamos, a iluminação evidencia as formas e chama a atenção para a área da escada.

Revestimento Haru por por IN Arquitetura e Engenharia (@in_arq) | Foto: Kiko Sierich

Revestimento Haru por Trenna Arquitetura (@trennaarquitetura) | Foto: Justino Neto

Escadas menores também podem ter a beleza dos revestimentos cimentícios, como nesta composição com o Haru das arquitetas Mariana Maran e Daine Melo Campos da OKA Arquitetura (@oka.arquitetura).

Revestimento Haru por OKA Arquitetura | Foto: Adriano Oining

Revestimento Strati

O mesmo revestimento escolhido para outras áreas do projeto pode sim ir para o espaço da escada, como bem fez a Camila Motta (@camilamottadesign). O Strati apresenta trama suave nas peças, incorporando leveza e requinte.

Revestimento Strati por Camila Motta Design de Interiores | Foto: Alexandre Vitor

Revestimento Concrewood

Que tal incorporar o charme da madeira? Este revestimento reproduz as características da madeira ripada em peças feitas de concreto aparente. Ele compõe a área da escada no projeto de Rosily Ribeiro Barbosa (@rosilyribeiro).

Revestimento Concrewood por Rosily Ribeiro Barbosa | Foto: Cláudio Roberto

Revestimento Ártemis

As texturas rústicas do revestimento Ártemis, feitas de maneira artesanal, reforçam o tom da arquitetura brutalista adotado neste ambiente da Soho Arquitetura (@sohoarquitetura).

Revestimento Ártemis por Soho Arquitetura | Foto: Claus Weihermann

O mesmo revestimento foi utilizado para compor uma área mais clean, criando uma atmosfera marcante e aconchegante, no projeto da A5 arquitetura (@a5arquitetura).

Revestimento Ártemis por A5 Arquitetura | Foto: Igor Correa

Já escolheu o revestimento certo para o paredão da escadaria? Que tal conhecer essas dicas para não errar no revestimento da piscina!?

 

Veja também

Conheça os Lançamentos 2024 da Palazzo

Provando que a verdadeira inspiração não requer cruzar oceanos, a Palazzo transformou a imponência e a delicadeza da natureza de Corupá, sua cidade natal, em peças deslumbrantes em seus lançamentos de 2024. São duas coleções em uma só, que celebram a autenticidade de ser o que se é, levando isso como um hino ao mundo da arquitetura e do design de interiores. Explore.

A Beleza Artesanal do Piso Cimentício: Explorando a Elegância do Concreto Arquitetônico

Descubra os encantos únicos do piso cimentício, com seus aspectos artesanais de destonalidade entre as peças, os pequenos poros e a naturalidade de cada unidade moldada em concreto arquitetônico.

Revestimento Patagônia protagoniza rouparia no hotel boutique da mostra CASACOR RJ 2023

Na CasaCor RJ 2023, o arquiteto Rafael Mirza surpreendeu a todos ao transformar um simples hall de acesso aos quartos e rouparia em um espaço de transição com características marcantes, e ao mesmo tempo, neutro e acolhedor.