Como escolher o revestimento ideal para piscina?

Revestimento cimentício é uma opção que confere vários benefícios para a área da piscina, podendo ser utilizado no piso e nas paredes externas. Confira!


Os revestimentos cimentícios têm se tornado cada vez mais comuns para as áreas de piscina, sendo uma escolha ideal e segura, e há razão para isso: funcionalidade e estética.

Para te ajudar, a seguir vamos abordar os principais pontos para ficar atento e algumas dicas que irão te ajudar a tomar a melhor decisão do revestimento ideal para a área da piscina.

Versáteis, os revestimentos cimentícios podem ser utilizados em todo o ambiente, desde as paredes, passando por pisos e até as bordas da piscina. Eles podem compor uma área, como um jardim vertical ou uma parede de destaque na área externa, ou compor a parte do piso e bordas da piscina. O importante é garantir que o material escolhido seja resistente, traga conforto, segurança e beleza para este espaço, além de estar de acordo com as características do projeto.

Qual piso utilizar na área da piscina?

Você deve levar em conta algumas questões na hora de decidir qual piso utilizar. Atente para a resistência e durabilidade das peças, conforto térmico e se são antiderrapantes, já que se trata de uma área que irá ficar molhada com facilidade.

Pensando em conforto térmico, o revestimento cimentício para o piso é uma excelente opção pois retém menos calor quando comparado a outros, como os porcelanatos e cerâmicos. Algo importante para ficar atento é a relação da cor das peças com o conforto térmico: quanto mais clara a peça, menos energia ela absorve. Logo, aquece muito menos que peças mais escuras, que absorvem mais calor.

Cores disponíveis do revestimento Apolo

Cores disponíveis do revestimento Apolo

 

Os revestimentos cimentícios se mostram excelentes opções também para a área da piscina pois a manutenção e limpeza das peças é simples e pode ser feita sem demandar contratação profissional. Você pode conferir 10 dicas de manutenção do revestimento cimentício aqui.

A Palazzo conta com peças que trazem tecnologia de ponta para esse tipo de especificação. As opções para compor a área da piscina podem ser encontradas em diversas cores e modelos, com opção de pisos, bordas, grelhas, soleiras e rodapés.

Apolo | Revestimentos que trazem dimensões diferenciadas são ideais para piso e borda da piscina. Projeto por ACCA Arquitetura – Aline Rocha e Camila Agulhon – Foto: Camila Agulhon

Um exemplo é o revestimento Apolo. Disponível em cinco cores, esse revestimento se adapta aos mais distintos estilos de projetos e pode ser utilizado em todo o ambiente: nas paredes, bordas e pisos. Com dimensões distintas, o piso pode ser retangular ou quadrado. Para as bordas, existem as opções retas e onduladas. Já para as soleiras, há opções com acabamento simples e duplo (nos dois lados da peça).

Apolo | Revestimento faz a borda ondulada na quina interna da piscina.

 

Apolo | Quina externa da piscina é feita com o revestimento Apolo.

Complementos para a área da piscina

Além dos pisos e bordas, há ainda uma série de formatos que complementam o revestimento da a área externa, como por exemplo soleiras e rodapés.

Apolo | Projeto com revestimento Apolo, usando o formato de soleira para compor a área do spa.

Grelhas e ralos também são complementos bastante comuns nas áreas de piscina. Esses formatos também estão disponíveis na linha Apolo, harmonizando e valorizando ainda toda a composição do projeto.

Detalhe da harmonização do ralo linear oculto com o piso, utilizado no projeto da Camila Gonçalves Arquitetura.

 

Apolo | Revestimento cimentício une segurança, conforto e elegância. Projeto por Camila Gonçalves Arquitetura

Como valorizar a área externa da piscina?

Canes | Revestimentos 3D valorizam a área externa. Projeto e foto por Lorena Subtil

Você pode investir em uma decoração que evidencie o potencial da sua área externa, valorizando o projeto. Vale aproveitar o muro que fica ao fundo como ‘tela’ para uma paginação com um revestimento 3D, com volumetria aparente e formas marcantes, ou utilizar instalar um jardim vertical para trazer o verde das plantas para o espaço. As placas cimentícias são ótimas também para estes tipos de ambientes pois têm grande durabilidade, resistência às variações climáticas e são de fácil manutenção.

Quando for escolher, procure por peças cimentícias que dialoguem com o projeto arquitetônico e demonstrem aquilo que você quer para o seu espaço: leveza, modernidade, aconchego, ousadia, entre outras características.

Strati | Composição transmite leveza e a iluminação direcionada valoriza desenho das peças cimentícias. Projeto por Thyciane Bortolanza – Foto: Claus Weihermann

 

Parte externa da casa com piscina redonda e parede com jardim vertical

Jardim Vertical | Paredes com Jardim Vertical ajudam a trazer frescor mais vida para a área de piscina. Projeto por Élcio Bianchini – Foto: Ronald Pimentel

Onde não usar o revestimento cimentício?

Os revestimentos cimentícios não devem ser utilizados na área interna da piscina ou em outras áreas submersas. Mesmo com a proteção de um impermeabilizante, as peças ainda mantêm suas características de porosidade e por isso não são recomendadas para essas áreas.

Dica extra: simule a paginação do revestimento utilizando a maquete eletrônica

Para simplificar a especificação dos formatos e o quantitativo de peças, faça a simulação da paginação de seu projeto utilizando a maquete eletrônica. Os revestimentos Palazzo contam com blocos em 2D e 3D no site, dentro da página de cada produto. No caso das piscinas, você pode utilizar todos os complementos disponíveis: bordas e quinas, pisos, grelhas, ralos, soleiras e rodapés para a pré-visualização.

Veja também

Abrimos nossas portas para mostrar nosso vínculo com a natureza

Para comemorar a semana do meio ambiente, de 01 a 05 de junho, abrimos nossas portas para mostrar detalhes do processo de fabricação dos revestimentos da Palazzo, um processo que se destaca pela sustentabilidade.

A tecnologia por trás da produção do cimentício

Especialista na utilização da matéria-prima, Palazzo aplica a combinação de alta tecnologia, investimento em pesquisas e um toque artesanal nas linhas de produtos desenvolvidas pela empresa.

Sete coisas que talvez você não saiba sobre a Palazzo

No aniversário de 14 anos, compartilhamos com vocês algumas curiosidades sobre a nossa trajetória.