Tendência 2023: como aproveitar elementos externos dentro de casa

Saiba como explorar a personalidade e versatilidade desses elementos na composição dos seus espaços


Você sabia que muitos elementos que estão na área externa podem integrar a decoração dos espaços internos dos projetos? Essa tendência, de trazer o que está fora para dentro de casa, vem ganhando cada vez mais espaço na Arquitetura e Decoração pela versatilidade que traz para essas áreas de espaços fechados. 

Essa proposta permite o aproveitamento de materiais naturais e diferentes texturas, que facilmente são encontrados em ambientes externos, para dentro dos imóveis incorporando muita personalidade, aconchego e criando características únicas no espaço. Veja algumas dicas de como destacar essa tendência no seu ambiente:

3 dicas de como trazer o ambiente externo para dentro de casa 

1 – Aposte na beleza das plantas naturais

Talvez a maneira mais conhecida de explorar essa tendência seja o uso de vegetação: não é de hoje que as plantas deixaram os jardins e passaram a ocupar espaços internos, como salas, escritórios e quartos. Além de acrescentar um charme especial, as plantas contribuem para dar uma sensação de frescor e criam uma conexão visual com a natureza.

Uma dica importante é ficar atento às espécies: algumas se comportam melhor em ambientes fechados e com pouca luz, outras precisam de mais iluminação.

Revestimento Ártemis Mosaico por Athos Peruzollo | Foto: Ronald Pimentel

2 – Móveis de madeira com aspecto mais rústico

Os móveis de área externa podem ajudar a incorporar a leveza dos espaços de descanso nos ambientes internos. Móveis de madeira, como mesas, bancos e cadeiras, podem ser aproveitados em salas de estar, cozinhas e até mesmo escritórios para acrescentar estilo e funcionalidade. 

Caso não queira um ar muito rústico e despojado, você pode apostar em elementos refinados, como mantas e almofadas com acabamentos sofisticados, para completar a composição. 

Revestimento Novo Urbano por Roberta Avelar Arquitetura

3 – Revestimentos cimentícios com texturas

Elementos externos como pedras e areia também podem compor a decoração de espaços internos. Mas como? Através dos revestimentos cimentícios. Existem vários modelos que reproduzem com fidelidade os aspectos de elementos naturais, incorporando todo o charme deles às vantagens do cimentício, como resistência, leveza e fácil manutenção. 

Esses revestimentos podem ser utilizados no piso, como o Zimbros que é inspirado nas areias do litoral catarinense, ou nas paredes como o Moledo Corupá, Andina, Patagônia e Rippa. Todos eles exploram texturas naturais, como de pedras e até madeira, e podem compor espaços internos com sofisticação.  

Revestimento Zimbros

Revestimentos precisam impermeabilização para garantir acabamento

Os revestimentos cimentícios podem ocupar diferentes espaços, como em bancadas ou rodabanca da cozinha gourmet – além dos usos convencionais. É importante salientar que as peças não mancham, porém é necessário seguir as recomendações do manual técnico: o revestimento precisa passar por um tratamento específico que serve para proteger a superfície e evitar manchas e sujeiras. Outra dica importante é a manutenção: faça a limpeza rotineira e não utilize produtos químicos, pois eles podem prejudicar o acabamento. Veja outras dicas essenciais. 

Trazer elementos dos espaços externos para dentro de casa permite o aproveitamento de inúmeros materiais, além da possibilidade de ressignificar móveis e objetos que você já tenha. Aposte nessa tendência para criar uma atmosfera envolvente nos seus projetos. 

Veja também

A Beleza Artesanal do Piso Cimentício: Explorando a Elegância do Concreto Arquitetônico

Descubra os encantos únicos do piso cimentício, com seus aspectos artesanais de destonalidade entre as peças, os pequenos poros e a naturalidade de cada unidade moldada em concreto arquitetônico.

Revestimento Patagônia protagoniza rouparia no hotel boutique da mostra CASACOR RJ 2023

Na CasaCor RJ 2023, o arquiteto Rafael Mirza surpreendeu a todos ao transformar um simples hall de acesso aos quartos e rouparia em um espaço de transição com características marcantes, e ao mesmo tempo, neutro e acolhedor.

Revestimento Salar se destaca em ambiente da Mostra Morar Bem

No espaço projetado pela arquiteta Vitoria Cavichioli, o revestimento Salar foi utilizado nas paredes da área gourmet, harmonizando com inúmeros detalhes aconchegantes do ambiente pensado para “aninhar-se”.