Texturas em alta: conheça três tendências na arquitetura

Revestimentos cimentícios com superfícies texturizadas, como as rústicas, as de madeira e as de pedras, se destacam em ambientes contemporâneos e versáteis.


Explorar o universo das texturas dentro da arquitetura e decoração pode potencializar os resultados e surpreender. E essa é uma tendência forte, principalmente no que diz respeito ao uso de revestimentos cimentícios. As peças com superfícies texturizadas se destacam, trazendo personalidade e sofisticação para protagonizar ambientes singulares.  

As tendências indicam que texturas mais próximas dos elementos naturais estão em alta, ganhando cada vez mais evidência dentro dos espaços. Aspectos de madeira, pedras e detalhes rústicos, presentes na superfície de revestimentos cimentícios, por exemplo, contribuem para a composição de espaços atemporais e originais. E o melhor de tudo: as texturas podem transformar qualquer ambiente, já que podem estar em espaços de diferentes tamanhos, sejam eles internos ou externos. 

Existem diversas opções de revestimentos texturizados, mas na hora de escolher é essencial optar por peças que aliam estética e durabilidade. Por isso, os revestimentos cimentícios são opções mais atraentes: o design e o acabamento são refinados e as peças são resistentes e duráveis. 

Conheça as texturas em alta na arquitetura e decoração de interiores:

Texturas Rústicas

Diferente do que muitos pensam, as texturas rústicas não necessariamente precisam estar apenas em ambientes do mesmo estilo. A beleza dessas peças as coloca como destaque em composições dos mais variados conceitos. 

As peças cimentícias que levam essa textura são marcadas pelo aspecto cru, que remete a elementos encontrados na natureza em sua forma mais pura. Ou seja, não há um desenho pré-definido: são formas que não priorizam perfeição, mas valorizam diferenças e características únicas. Assim, elas proporcionam efeitos e nuances que renovam o aspecto dos espaços. 

Os revestimentos cimentícios com textura rústica da Palazzo tem um toque artesanal: as características da superfície são feitas de forma manual, garantindo detalhes que não se repetem. 

Ártemis

Sala de estar com painel de tv, feito com o revestimento Ártemis

Ambiente assinado por Michelle Rossel Arquitetura | Foto: Ronaldo Ribeiro

 

Ártemis Mosaico

Sala de estar, em tons neutros, parede com revestimento Ártemis Mosaico.

Ambiente assinado por Daniele Franco | Foto: Mariana Espíndola

 

Chronos

Fachada de uma casa, com parede com revestimento Chronos

Rusty

Sala, com sofás de couro marrom, uma grande adega e ao fundo uma parede com revestimento Rusty

 

Texturas de pedras

As pedras e rochas protagonizam cenários belíssimos. E essa beleza é emprestada à arquitetura e interiores para agregar uma estética que encanta. Mas ao invés de retirar os minerais da natureza para aplicá-los nos espaços, uma alternativa é optar por revestimentos cimentícios que reproduzem seus aspectos.

Ao trazer as texturas imperfeitas e salientes de rochas, os cimentícios adicionam detalhes naturais que estimulam o tato e a visão e enriquecem o projeto. São opções que podem ser aplicadas em diferentes espaços e de inúmeras formas, criando efeitos em paredões inteiros ou detalhes que chamam a atenção dos olhares atentos.

Andina

Sala de estar em tons terrosos, com sofá, mesa de centro e algumas telas de sisal. Ao fundo, uma parede com o Revestimento Andina.

 

Estônia

Sala de estar com painel de tv com o revestimento Estônia, com um rack cinza baixo, com alguns objetos de decoração e dois pufs de sisal.

Ambiente assinado por Amy Arquitetura e Interiores | Foto: Lari Nakao

 

Texturas de madeira

A madeira é um elemento clássico na arquitetura. É por isso que texturas que reproduzem suas principais características saltam aos olhos por sua beleza e contribuem para a formação de espaços com personalidade e aconchego. 

Além de estar presente em itens do mobiliário e objetos da decoração, a madeira pode sim ser utilizada como revestimento de pisos e paredes. Com avanço das tecnologias, é possível optar por alternativas mais sustentáveis, como os revestimentos cimentícios, para fazer isso. As peças unem as principais características da madeira, como ranhuras e marcas naturais, com a resistência do concreto. Assim, reproduzem com fidelidade a beleza da textura natural, mas com maior durabilidade e facilidade na manutenção.

Deméter

Área externa, com piscina, gramado e um deck feito com o revestimento Deméter.

Ambiente assinado por Laura Lage | Foto: Pedro Bastos

 

Concrewood

Ambiente com duas mesas de café, ao fundo parede com revestimento concrewood e alguns pontos de luz.

Ambiente assinado por Carla Oliveira e Ricardo Cavichioni | Foto: André Nery

Como você pode observar, as texturas rústicas, de madeira, e de pedra são tendências que podem gerar resultados fascinantes para os mais distintos estilos de ambientes. Que tal apostar nelas para compor seu espaço? Entre em contato com através do nosso canal de atendimento para saber mais sobre os produtos ou clique aqui para conferir a linha completa. 

Veja também

Como instalar cobogós cimentícios?

A instalação dos elementos vazados deve seguir as recomendações técnicas para garantir a qualidade do acabamento e durabilidade das peças.

6 revestimentos para ambientes corporativos

Descubra opções de cimentícios que podem transformar espaços corporativos, como escritórios, clínicas e salas de reuniões.

Os 10 revestimentos mais amados da Palazzo

Eles são muito requisitados, especificados e muito amados.
Conheça os revestimentos da Palazzo que mais fizeram sucesso nos últimos tempos.